Quem está com o orçamento apertado para brincar no Carnaval precisa ficar atento para não chegar na Quarta-feira de Cinzas cheio de dívidas pela frente
O tão aguardado Carnaval que muita gente espera ansiosamente e conta os dias após a virada de ano chegou. O fato é que para muitas pessoas, o ano só começa após a época carnavalesca que arrasta uma multidão pela cidade. Com ela, as ruas ficam coloridas e repletas de alegria, pelo calor humano que move uma imensidão de foliões com uma energia inesgotável. E essa gente toda acorda cedinho para ocupar as ruas da cidade, seja lá aonde for. Onde tem festa, tem folião. No entanto, quem está com o orçamento apertado para brincar no Carnaval precisa ficar atento para não chegar na Quarta-feira de Cinzas cheio de dívidas pela frente.
De acordo com educador financeiro do Centro Universitário Brasileiro (Unibra), Bruno Moura Tôp, a dica é se programar antes de fazer qualquer coisa para não ficar repleto de despesas após a época. “Em relação à locomoção, caso use transporte por aplicativo a dica é tentar pegar um horário fora de pico, para evitar os preços dinâmicos. Tente sair mais cedo e programe-se. Na volta para casa, a dica é a mesma: evitar horários de grande fluxo”, explica Moura que ainda orienta para tentar dividir o valor do transporte com grupos de amigos.
Em relação ao consumo, a dica é levar o que puder de casa e evitar produtos muito abaixo do valor. “Tenha cuidado para o chamado barato que sai caro. Uma comida estragada pode acabar com seu Carnaval. Procure levar de casa uma comida, um biscoito ou algo que possa carregar de forma tranquila em uma bolsa, por exemplo. Para quem leva bebida é indicado comprar previamente e levar tudo em uma bolsa térmica ou em um cooler", acrescenta.