Olinda
Em Olinda, na Bodega do Veio, na Rua do Amparo, foram descartadas 127 garrafas de cerveja. Algumas venceram em maio, outras em junho e julho. Os fiscais encontraram também 34 latas da bebida vencidas em julho e 23 garrafas de óleo que não poderiam mais ser usadas desde junho.
No Estrela do Mar, também em Olinda, foram descartados 21 pacotes de mistura para preparo de pão de queijo, com um quilo cada, com validade vencida em 20 de maio.
Havia, ainda, seis pacotes de feijão preto, cada um de um quilo, vencidos dia 16 de julho; além de produtos sem informação de data de fabricação e data de validade.
Balanço
O Procon informou que fiscalizou mais de 30 estabelecimentos. Os fiscais já estiveram no Recife Antigo, zonas Norte e Sul da capital, Olinda e em algumas praças de alimentação de shoppings da Região Metropolitana.
O secretário de Justiça de Pernambuco, Pedro Eurico, destacou que os estabelecimentos precisam estar atentos as validades dos produtos, porque a fiscalização será intensa.
Segundo a pasta, bares e restaurantes estão tendo cuidado nos protocolos de higiene e distanciamento, mas descuidando dos alimentos. Caso o consumidor encontre irregularidades pode denunciar no 0800.282.1512.
Veja regras
Distanciamento social
Fica proibida a realização, nestes estabelecimentos, de eventos tipo shows, apresentações e similares, que possam gerar aglomeração de pessoas.
Facilitar a entrada e saída de clientes ampliando, se possível, o número de acessos. Se o estabelecimento tiver mais de uma porta, considerar instituir portas exclusivas para entrada e portas exclusivas para saída dos clientes.
Manter distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas, com demarcação no piso, nos locais de espera e filas de caixas.
Avaliar a redução do número de trabalhadores envolvidos no processo de separação do produto, higienização e entrega a cada cliente.
Avaliar a possibilidade de definição de turnos diferenciados ou zonas separadas de trabalho, para evitar aglomerações.
Evitar reuniões presenciais com trabalhadores. Se imprescindível, fazer em locais abertos e mantendo a distância de segurança.
Evitar aglomerações nos intervalos. Estabelecer capacidade máxima em áreas comuns. Distribuir e coordenar intervalos entre diferentes setores.
Revisar as rotinas de recebimento de mercadorias e limitar o contato pessoal onde as mercadorias são recebidas ou manipuladas.
Reduzir e controlar rigorosamente o acesso de pessoas externas às áreas de produção e manipulação de alimentos, incluindo fornecedores.
Trabalho que requer proximidade pessoal entre trabalhadores deve ser minimizado. Trabalho desta natureza deve ser planejado e gerenciado para estabelecer um sistema seguro.
É recomendado aos guichês de atendimento ao público nos pontos de coleta ter anteparos de vidro ou acrílico para proteção das pessoas.
As mercadorias para coleta e entrega devem estar em local com controle exclusivo do estabelecimento, não devendo estar expostos para retirada direta pelo prestador de serviço ou cliente.
Higiene
Todos os funcionários, clientes e prestadores de serviço deverão estar utilizando máscaras.
Reforçar a limpeza e a desinfecção das superfícies mais tocadas (mesas, balcões, teclados, maçanetas, botões, etc.) e banheiros a cada duas horas.
Deve ser disponibilizado a funcionários e clientes, em todos os pontos de entrada e de atendimento, álcool 70%.
Reforçar boas práticas na cozinha e reservar espaço para a higienização dos alimentos de acordo com o Programa Alimento Seguro (PAS) ou outro protocolo similar.
Organizar os cardápios de forma a serem plastificados ou impressos em material que possibilite a higienização após cada novo atendimento.
É recomendado, quando oferecer temperos como sal e pimenta, além de itens como palitos de dente e adoçantes, priorizar o formato de sachês individuais.
Limpar mesas, cadeiras, superfícies de comer (bandejas) após o uso de cada cliente.
Comunicação e monitoramento
Utilizar intensivamente os meios de comunicação disponíveis para informar aos clientes sobre as medidas adotadas de higiene e precaução.
Utilizar todos os meios de mídia interna, assim como as redes sociais, para divulgar as campanhas e informações sobre a prevenção do contágio e sobre as atitudes individuais necessárias neste momento de crise.
O protocolo deve incluir o acompanhamento diário da sintomatologia dos trabalhadores;
Caso um trabalhador fique doente no local de trabalho com sintomas típicos da Covid-19, deve ser removido para uma área afastada de outros funcionários e clientes, assim como da área de alimento, até sua saída do estabelecimento para atendimento médico.
Definir orientações claras de uso e limpeza dos banheiros para garantir que eles sejam mantidos limpos e o distanciamento social seja alcançado o máximo possível.
Fonte: G1