Homem da Meia-Noite e Mulher do Dia se encontram no desfile de bonecos gigantes (Foto: Beto Figueiroa)
No ano em que a Terça-Feira Gorda e o Dia do Frevo calharam de cair na mesma data, a despedida do carnaval só poderia acontecer de forma ainda mais sentimental. Tanto em Olinda quanto no
Recife Antigo, o que se viu foram foliões aproveitando ao máximo o último dia oficial da folia, ao som de blocos e troças tradicionais que deram o tom nas ladeiras e nas ruas históricas da capital. No Bairro do Recife, os mais persistentes ainda podem aproveitar os últimos momentos da festa. A programação ainda segue até o início desta Quarta-feira de Cinzas, com o arrastão do frevo, marcado para as 5h.
No Sítio Histórico de Olinda, a animação começou cedo. Por volta das 9h, mais de 80 bonecos gigantes e milhares de pessoas presenciaram
o encontro do Homem da Meia-Noite com a Mulher do Dia no Sítio Histórico. Ao som do Bloco da Saudade e de um dos baluartes do carnaval pernambucano, Getúlio Cavalcanti, quem presenciou o desfile do Calunga e de seu par romântico, certamente não se arrependeu.
Grupo de Samba Patusco no carnaval da Cidade Alta (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)
Ao contrário do que se pode imaginar, o ritmo do samba não está muito longe do som de Science. Pelo menos, é isso que o diretor de bateria Hiran Marinho jura de pés juntos. "O samba também é uma junção de sonoridades vindas do maracatu, do coco, do samba de roda e assim vai. Não era isso que Chico fazia? Ele juntava tudo e falava dos problemas do povo", ponderou, ao dizer que a ideia do grupo é mostrar que o intérprete devia ser celebrado todo ano.
Outras agremiações tradicionais também deram o ar de sua graça em Olinda. Pelo 34º ano consecutivo
os "Abutres" desfilaram pelas ladeiras. Vestidos com a camisa do bloco, que este ano teve como tema "Salto na vara dos abutres", centenas de pessoas acompanharam o desfile, que saiu da Rua 15 de novembro e seguiu pelo Sítio Histórico.
Já no Recife Antigo, dezenas de agremiações vencedoras do carnaval 2015 se apresentaram no Marco Zero, antes dos shows programados para o fim da noite e a madrugada.
À tarde, muitas famílias levaram os filhos para aproveitar a programação infantil, sobretudo no polo da Praça do Arsenal. Muitas outras agremiações e pessoas fantasiadas também circularam pelas ruas do bairro.
Com adereços inspirados em Chico Science, o pequeno passista de frevo curte a movimentação do palco (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)
Entre os shows programados para a última noite da folia no Bairro do Recife, destaque para as apresentações de Alceu Valença e Elba Ramalho, marcados para 1h e 2h20 respectivamente. A apoteose do carnaval, com o arrastão do frevo, estava marcada para as 5h, começando na Avenida Marquês de
Olinda, passando pela Rua Maria César, Rua da Guia, Praça do Arsenal, Rua do Bom Jesus, Avenida Rio Branco e retornando ao Marco Zero.
Para quem se recusa a acreditar que o carnaval acabou, Olinda ainda reserva para esta Quarta-feira de Cinzas o tradicional Bacalhau do Batata. O percurso é tradicional e reúne foliões na Praça da Sé, a partir das 7h30, depois segue pela Ladeira da Sé, passando pela Prefeitura de Olinda e ruas da Bica e de São Bento.